quinta-feira, 5 de junho de 2014

A arte de procrastinar


Como todos tem uma área de especialidade acabam em algum momento escrevendo sobre ela, resolvi eu começar a escrever sobre o que faço tão bem (quase sempre sem entender o porque).


Eu procrastino. Adio. Remarco (pra nunca mais). Arranjo desculpas.

E até hoje nunca soube o porque, sempre foi natural. E estou tentando entender o motivo de isso acontecer e na verdade é bem mais simples do que parece, sem objetivo e desejo não se tem motivação.

Porque fazer algo que não se percebe nenhum beneficio vindo do resultado final da ação ?
Sem objetivo tudo que é relacionado ao que precisa ser feito fica desinteressante, e qualquer notificação do facebook, video do youtube, postagem do tumblr, etc. parece algo muito melhor a ser feito.
Porque fazer algo que não tenho vontade de fazer ?
Sem desejo tudo que é relacionado ao que precisa ser feito se torna uma obrigação, portanto penoso de ser realizado.

O objetivo sem desejo muitas vezes ocorre quando esquecem de te avisar que o objetivo que se busca não lhe pertence. Fazer coisas motivado pelos outros, sem pensar no que realmente quer. O desejo sem objetivo (que não é ruim) gera prazer e satisfação momentâneos, que se esvaem no longo prazo.

E para algumas pessoas somente o desejo basta, pra um outro grupo somente o objetivo é suficiente e tudo isso funciona realmente bem para essas pessoas durante um tempo, mas existem um terceiro grupo (que os anteriores estão fadados a se unirem ou ficarem se lamentando) que sem os a união de objetivo e desejo a arte de procrastinar se desenvolve. E uma vez que se faz arte, nunca mais queremos parar. Entramos em um estado de inércia mental que precisamos lutar para sair.
E a arte como sempre inebria. E geralmente a embriaguez não te leva a lugar algum. Como um grupo de alcoólatras briga todos os dias para resistir ao gole, devemos nós lutarmos visceralmente com todas as forças.


Pense isso todos os dias aonde se quer chegar, qual seu objetivo e o que se deseja fazer e talvez você consiga parar de faze arte.

Nenhum comentário: